Prémio Nacional para o Ensino de Arquitectura 2023

O Prémio Archiprix 2023 foi atribuído ao trabalho '(NOVA) Mente EU', sobre projeto de Habitação para Comunidades Sem Abrigo, da autoria de Marco António Silva, da Universidade de Lisboa, orientado por Margarida Louro. Nas categorias de Arquitectura Paisagista e Urbanismo, os prémios foram atribuídos ao projecto de Duarte Santos, da Universidade de Coimbra sob a orientação de Nuno Grande, que apresentou uma proposta para a reconversão da Refinaria de Leça da Palmeira.

O Prémio teve o seu início em Portugal em 2012 com a assinatura de um protocolo entre a Fundação Serra Henriques e a Fundação Archiprix para distinguir os melhores trabalhos de Mestrado em Arquitetura de todas as Universidades de Portugal.

Graças ao imediato empenho na participação e matriz inovadora de professores e alunos em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo, o Prémio é reconhecido como o principal galardão nacional para jovens arquitetos e o retrato do ensino de excelência.
A Fundação S.H. todos os anos reforça a abrangência do Prémio, em estreita colaboração com todas as Universidades, Institutos Superiores, Ordem dos Arquitetos, Associação Portuguesa de Urbanistas, Associação Portuguesa de Arquitetos Paisagistas, Trienal de Arquitetura de Lisboa, Casa da Arquitectura e DoCoMoMo Internacional, potenciando-o através de parcerias com entidades da Administração Pública, Educação e Cultura, conferindo assim maior exposição ao perfil de todos os finalistas.
A FSH edita e distribui gratuitamente um anuário com os projetos nomeados, seus autores e tutores, os quais não só foram considerados por cada instituição como os mais representativos da qualidade de ensino da Arquitetura em Portugal, como passaram o crivo criterioso dos painéis de Júri constituídos por eminentes profissionais destas áreas.