Rede de Artes e Ofícios
da Construção Tradicional

A Fundação Serra Henriques tem como especial missão promover e estimular a preservação, educação e divulgação do património arquitetónico, construtivo e urbanístico tradicionais que modelam as distintas regiões, cidades e lugares de Portugal.

Os materiais e as artes da construção tradicional são o espelho da identidade e da cultura local; uma insubstituível fonte de conhecimento etnográfico para conservar um património em risco e melhor gerir os recursos naturais.

Neste desígnio a Fundação colabora com a INTBAU, a Fundação Culturas Construtivas Tradicionais e o Património Cultural, I.P., para a implementação da Rede Ibérica de Artes e Ofícios da Construção tradicional já iniciada em Espanha com o apoio do Instituto do Património Cultural.

Trata-se de um directório dos mais qualificados mestres e artesãos nas diversas artes da construção tradicional. O objectivo é dar visibilidade e passar às novas gerações aquelas diferentes técnicas e materiais próprias de cada região.

A Rede Espanhola de Mestres de Artesanato de Construção Tradicional é um diretório nacional de boas práticas nos domínios da construção tradicional e do seu restauro que inclui informações de um grande número de mestres ativos em Espanha.

Ensaios de acabamentos naturais para metalurgia, carpintaria e azulejaria.

OFICINA DE ARTES E OFÍCIOS | PORTO BRANDÃO

Porto Brandão acolheu uma nova sessão práctica de técnicas tradicionais nas áreas de metalurgia, carpintaria e azulejaria.

A sessão foi realizada em parceria com a Fundação Culturas Construtivas Tradicionais e os ateliers Pedrez, Limalha e Tardoz, com a participação de mestres e artesãos a demonstrarem as artes de trabalhar o metal, a madeira e o azulejo.Pretende-se relevar a oportunidade e pertinência dos ofícios tradicionais na construção, com recurso a materiais locais, favorecendo a preservação de empregos, da identidade regional, saberes e culturas únicos, inovando e acrescentando valor para a revitalização das economias locais.

Foram reunidos três ofícios distintos, numa sessão interactiva, onde dezenas de participantes puderam vivenciar e compreender a riqueza dos ofícios tradicionais em obras de reabilitação ou construção nova.

Ensaios de acabamentos naturais para madeiras e metais

OFICINA DE ARTES E OFÍCIOS | PORTO BRANDÃO

Sessão prática de introdução à formulação e aplicação de acabamentos de origem florestal para madeiras e metais.

A exploração de subprodutos florestais e a sustentabilidade da construção são conceitos intimamente ligados que outrora integraram tanto a construção de edificações quanto a construção naval. Estas técnicas ditas "tradicionais" constituem hoje um valioso receituário de economia circular.

Nesta oficina vamos abordar algumas técnicas de acabamento de madeiras e metais com base em galhas de carvalho, ceras vegetais, cera de abelha, resinas animais e vegetais, óleos e outros recursos agro-florestais. Vamos explorar desde a preparação da madeira até à preparação dos ingredientes, à sua mistura e aplicação.

A oficina tem um caráter prático e experimental sendo indicada para estudantes e profissionais com interesse no desenvolvimento de tratamentos artesanais para madeiras e metais.