Programa de Apoio à Edição

DESTINATÁRIOS

São selecionados, para edição gratuita, trabalhos/obras realizados no universo académico e nos seguintes domínios: Educação para a Cidadania, Saúde Pública, Cooperação Europeia, Sustentabilidade Demográfica, Urbanismo, Artes e Ofícios Tradicionais, Património Cultural e Gestão de Recursos Naturais.

O Programa é de carácter educativo e visa a divulgação de projectos originais de referência e de boas práticas. As candidaturas são espontâneas e feitas por correio electrónico para: secretariado@fundacaoserrahenriques.org

A decisão sobre os livros a editar cabe exclusivamente à comissão de avaliação que analisará as candidaturas.

APOIOS

O apoio a conceder consiste na paginação, arte final, impressão e publicação gratuita nacional.

Entre todos os livros editados é distinguido anualmente um título para tradução (português-inglês) e distribuição internacional gratuita junto de universidades, centros de investigação, instituições culturais, governos regionais, instituições europeias, embaixadas e autarquias locais.

ARQUIVO

Cartas e confissões: PANCHO GUEDES/JOHN DONAT 1962 – 1965
MIGUEL SANTIAGO

Esta publicação versa sobre a correspondência entre Pancho Guedes e John Donat, entre 12 de Dezembro de 1962 a 28 de Fevereiro de 1965; cartas que preparam a revista World Architecture.
É óbvio que cartas desta natureza, encerram em si um conjunto de ideias, assuntos e conteúdos passíveis de ser analisados. Elas são ricas nas escolhas de obras e autores e, num conjunto de considerações sobre arquitectura, que nos ajudam a perceber o contexto e a época.
Terminamos esta publicação com uma homenagem singela ao arquitecto Pancho Guedes, administrador inicial da Fundação Serra Henriques: são fotos de dois eventos importantes, o primeiro no dia 16 de Fevereiro, de 2009, o Doutoramento Honoris Causa, recebido no Instituto Superior Técnico, o segundo, dia da apresentação no Centro cultural de Belém, a 23 de Maio, de 2009, na sua exposição com o título Vitruvius Mozambicanus.

A DIVULGAÇÃO INTERNACIONAL DA ARQUITECTURA PORTUGUESA 1976-1988

CRISTINA EMÍLIA RAMOS E SILVA

Esta obra tem como objecto de trabalho a divulgação internacional da produção arquitectónica portuguesa entre 1976 e 1988.

Situa-se no âmbito da Teoria e História da Arquitectura, versando a Historiografia da arquitectura portuguesa, em particular estuda os processos da sua divulgação em meios disciplinares internacionais. Aproveitando o afastamento proporcionado pelo cenário de observação se localizar no exterior, acreditamos poder encontrar uma nova perspectiva para a historiografia da arquitectura portuguesa, que venha a iluminar caminhos teóricos outros e a própria produção arquitectónica, contribuindo assim para aqueles campos disciplinares, fomentando uma discussão que se pretende enriquecedora.

Um projecto para o futuro das Lajes do Pico com base na arquitectura e urbanismo de tradição local

Esta publicação, produzida com o apoio da Fundação Serra Henriques, apresenta o trabalho e a experiência da Escola de Verão de Arquitetura Tradicional 2022, realizada em 2022 na ilha do Pico, nos Açores.
Desde 2014, uma série de escolas de Verão, cursos, workshops, publicações, exposições, prémios, congressos e seminários têm sido organizados anualmente para formar estudantes, académicos e profissionais, e para divulgar boas práticas e experiências notáveis em domínios como a conservação do património cultural, o desenvolvimento sustentável dos centros urbanos, a conceção de novos edifícios e complexos que integram o legado cultural de cada região e os materiais e conhecimentos que tornaram possível a criação de lugares e edifícios bonitos e sustentáveis.
Entre estes programas de formação, um dos mais destacados pelo seu impacto é a Escola de Verão, agora na sua sétima edição.

PANCHO GUEDES - O ÉCLETICO
MIGUEL SANTIAGO

Este livro tem como objecto de estudo e de análise a obra do arquitecto Amâncio d'Alpoim Miranda Guedes, administrador inicial da Fundação Serra Henriques. Dada a sua enorme diversidade – arquitectura (desenhos, maquetas, textos), pintura, escultura, mural – e quantidade, optámos por uma estrutura que mostra o real significado de todas estas intervenções, mas que simultaneamente as interliga.

Através destas conexões é possível ter uma visão holística de todo o percurso e vida do arquitecto.

Mais do que uma monografia, esta investigação tenta alargar o seu campo de acção. Não seria possível estudar o arquitecto Pancho Guedes sem recorrer a um vasto conjunto de referências, situações, pessoas e lugares, mesmo que estes se tornem, por vezes, meros suportes secundários do nosso trabalho. Muito longe de ser uma "obra completa", pretende fornecer um conjunto de informação e análises que têm como mote a reflexão sobre a história da arquitectura e prática arquitectónica.

ARQUITECTURA(s), ENTRE O RIO E A CIDADE

Consolidação e Valorização Urbana e Arquitectónico da Romeira/Cova da Piedade. Proposta para um Equipamento Público/Museu para Cacilhas/Romeira

A Fundação Serra Henriques congratula-se mais uma vez com a sua cooperação com a Universidade de Lisboa em mais uma iniciativa académica com profundo impacto prático e de relevância para as nossas cidades.

Esta publicação baseia-se na exposição 'Arquitecturas entre o Rio e a Cidade' da Faculdade de Arquitectura da UL, a qual teve lugar na oficina de artes e ofícios da Fundação, em Porto Brandão, numa programação articulada com o município de Almada e cumprindo um dos programas plurianuais da Fundação a favor do território e património cultural.

Uma especial nota de apreço pelo empenho dos docentes-autores e pela visão do Professor Dias Coelho que dirige esta distinta Escola e os seus talentosos alunos.

A ARQUITECTURA ENQUANTO FENÓMENO URBANO

REFLEXÕES PARA A VALORIZAÇÃO DA TRAFARIA

'EXPANSÃO SUL' E um 'MUSEU DO TEJO'

A Fundação Serra Henriques congratula-se mais uma vez com a sua cooperação com a Universidade de Lisboa, neste caso numa iniciativa académica com profundo impacto prático e de relevância para as nossas cidades.

Esta publicação baseia-se na exposição 'Expansão Sul' e 'Museu do Tejo' da Faculdade de Arquitectura da UL, a qual teve lugar na oficina de artes e ofícios da Fundação, em Porto Brandão, numa programação articulada com o município de Almada e cumprindo um dos programas plurianuais da Fundação a favor do território e património cultural.

NEW WAYS - ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS DESATIVADAS

Uma centena de antigas estações ferroviárias desativadas nas últimas décadas precisam de reabilitação e de uma nova vida para estimular a dinâmica social e económica numa significativa parte do território.

A Fundação Serra Henriques (FSH) assinou em Dezembro de 2019 um acordo com a Infraestruturas de Portugal / IP Património (IPP) para a elaboração de propostas de intervenção nas estações ferroviárias desativadas, na sua maioria edifícios de interesse histórico e cultural. A IPP entregou à FSH a cooperação com as faculdades de arquitetura e parceiros nacionais e internacionais, para estudarem em conjunto soluções de carácter sustentável e estratégico.

Os resultados esperados são propostas capazes de atrair o apoio das autarquias locais e o interesse de investidores que possam implementar a reabilitação parcial ou total deste património.

A intervenção nestes edifícios representa um contributo para o desenvolvimento de territórios periféricos e desertos, procurando mitigar as disparidades sociais e económicas no país.

ENTRE O MAR E A TERRA

Entre o mar e a terra é um grupo de investigação, integrado na Unidade Curricular de Projeto Final de Arquitetura do ISCTE, que surgiu com o objetivo de repensar o território e a paisagem da margem sul do Tejo, com enfoque na Costa da Caparica e em articulação com a Autarquia de Almada.
Num lugar extremamente delicado e tão pensado a nível urbano, com propostas e planos que foram surgindo desde os anos 30 até aos dias de hoje, mas que na sua maioria não passaram do papel, torna se relevante um olhar critico que se constitua como um conjunto de múltiplas ideias e oportunidades, abrindo portas a uma nova intervenção que olhe para o território e para a paisagem da Caparica como um todo, dando respostas às suas fragilidades e oferecendo uma estratégia de consolidação e proteção para este cenário único.

O TEATRO EM DIÁLOGO COM A LISBOA SEISCENTISTA

Raquel Medina Cabeças

"O seu trabalho de doutoramento, agora em boa hora publicado, representa um inovador ângulo multidisciplinar ampliando domínio da história da arte a temas pouco habituais ao seu universo mais convencional. Num encontro da arquitetura, do urbanismo e da história do teatro, a autora oferece-nos um contributo importante e original para a história da cidade de Lisboa, em coerência, igualmente, com a sua integração na linha de investigação Estudos de Lisboa do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa."

Miguel Figueira de Faria

FRONTEIRAS DA ARQUITECTURA PAISAGISTA EM PORTUGAL para além do plano e do projecto.
Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas
Coordenado por Clara Ponte e Sousa

A paisagem é o espelho mais profundo e a mais indesmentível resultante do modo como passamos no mundo. Ela constitui um juízo determinante da nossa responsabilidade perante as gerações futuras e as que nos antecederam e dá-nos nisso uma equação da sustentabilidade.

Contudo, a sua dimensão estética e emotiva coloca-a muitas vezes num plano longínquo de pequenos quadros distantes que inspiram mais a contemplação do que a acção, e acabamos muitas vezes por negligenciar a paisagem perdendo-a no meio dos objectivos práticos das exigências imediatas do dia-a-dia.

Abre-se assim um intervalo entre a importância vital que a paisagem tem para todos e cada um de nós, e o reconhecimento da nossa responsabilidade efectiva perante ela...

Luísa Schmidt, ICS-ULisboa

DESAFIOS EMERGENTES NUM TERRITÓRIO EM MUDANÇA

Prémio Nacional da Paisagem 2020

3ª Conferência da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem

A Comissão de Acompanhamento da Arquitetura e da Paisagem organiza, anualmente, uma Conferência que visa promover a reflexão científica e técnica e o debate aberto nos domínios da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP).

Estas conferências constituem momentos de encontro e de reflexão conjunta sobre variados assuntos relativos à arquitetura e à paisagem, procurando-se incentivar a discussão em torno de preocupações da atualidade e de desafios do futuro.

Em 2020 assinala- se o 20.º aniversário da Convenção Europeia da Paisagem e termina o período previsto para a execução do primeiro Plano de Ação da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem....

Fernanda do Carmo
Diretora-Geral do Território

POLÍTICAS DE ARQUITETURA NA EUROPA
Contributos para uma cultura de arquitetura em Portugal.

Cristina de Abreu Castelo Branco
Tese orientada por Jorge Figueira e coorientada por João Ferrão

"Quando iniciou a sua tese de doutoramento, que serve de base a esta publicação, Cristina Castelo Branco estava longe de poder imaginar o lançamento de uma iniciativa com as características do ´novo Bauhaus europeu`. Mas lendo atentamente a reconstituição rigorosa que faz das políticas nacionais de arquitetura de vários países, enquadrando-as num debate mais alargado sobre a relação arquitetura - cultura, é possível encontrar os ingredientes principais do conceito que estrutura a iniciativa anunciada por Ursula von der Leyen."

João Ferrão

The Blisses of Language: On Victor Palla and Bento d'Almeida
Pedro Bento d'Almeida

Portuguese architects Victor Palla (1922-2006) and Joaquim Bento d'Almeida (1918-1997) worked together for 25 years - a lifetime collaboration that resulted in a frantic production of more than 700 projects. Their non-committal cultural positioning, the quiet poetical dimension of their work, and the ease of their self-expression through architecture - made evident in the effortlessness of their architectural experimentation - stand as some of the qualities which make them a duo worthy of remark.

This book, the first English publication dedicated to Victor Palla and Bento d'Almeida, proposes to analyse a selection of their projects for housing and office buildings located in the core areas of Lisbon.

SONHAR O NOSSO FUTURO…
A Planear é que a gente se entende

Isabel Maria da Costa Lobo

HOMENAGEM AO PROF. ENG. MANUEL DA COSTA LOBO

Este ano no dia 2 de Outubro de 2019, o meu Pai - o Prof. Costa Lobo - teria feito 90 anos e eu em vez de pensar no que poderia ter feito nesse dia, no que lhe poderia ter dado, pensei no que o meu Pai me poderia dar, a mim e a todos os que se interessam pelas matérias urbanísticas, já que umas das suas principais facetas e gosto era ensinar, era transmitir conhecimentos, ou seja, era ser PROFESSOR.

Assim, como uma Homenagem e Partilha, pensei que seria bom e interessante divulgar e mostrar de uma forma ordenada e arrumada numa publicação, fácilmente manuseável e ao alcance de todos, algumas, só algumas, das suas ideias, teorias, pensamentos e reflexões.

PORTUGAL, património e identidade

A Fundação Serra Henriques, enquanto parceiro de implementação da Política Nacional de Arquitectura e Paisagem, editou esta brochura de sensibilização que foi distribuída pela Direcção-Geral do Património Cultural junto de institutos públicos, escolas, museus e monumentos.

"A arquitetura e a paisagem constituem expressão da identidade histórica e da cultura coletivas, com particular reflexo na educação, na inclusão social e na participação dos cidadãos. (...) a criação e a implementação de uma política pública de arquitectura e da paisagem constitui-se como um desígnio de Portugal."

HORTA NAVIA
PROJECTO DE INTERVENÇÃO NA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ALCÂNTARA-TERRA E ZONA ENVOLVENTE

DOSSIER DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO MESTRADO INTEGRADO DA ESCOLA SUPERIOR GALLAECIA

O objectivo deste Projecto de Intervenção na Estação Ferroviária de Alcântara-Terra e Zona Envolvente, foi desenvolver um trabalho agregador das várias valências técnicas da Infraestruturas de Portugal (IP), que envolvesse a equipa de arquitectos da IP Património (IPP) e as várias especialidades da ferrovia da IP, em conjunto com a INTBAU.

A iniciativa reuniu propostas de intervenção arquitetónica que permitem um alargado conjunto de abordagens, das mais conservadoras às mais ousadas, tirando partido de diferentes visões e "irreverências", registando assim uma criatividade que importa reter. Neste contexto, os estudantes do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo tiveram oportunidade de desenvolver os seus projetos académicos de intervenção na Estação de Alcântara-Terra, através das disciplinas de Projeto Urbanismo e Projeto Património.

Viagem ao Invisível

Luís Santiago-Baptista, Maria Rita Pais

Lugares abandonados de elevado valor patrimonial e que existem na sombra, inacessíveis ou inapreensíveis. Quinze casos de estudo sob a forma de documentos, desenhos, telas ou maquetas originais, filmes e fotografias de uma centena de autores. Esta obra procura evidenciar boas práticas e estimular iniciativas que conduzam à revitalização dos espaços, conservação ou reabilitação deste património em estado latente.

Isto é Arquitectura Moderna

Textos: Ana Tostões, Joana Gouveia Alves, Sandra Vaz Costa
Ilustração: João Fazenda | Coord.: Sofia Amaral Pereira

Reconhecendo a importância do Movimento Moderno na história e, em particular, na história da arquitectura, a Fundação Serra Henriques junta-se ao Docomomo Internacional para esta edição, focando dez edifícios, representativos do movimento moderno na arquitectura portuguesa e em Portugal, pretendendo assim fazer uma chamada de atenção para algumas referências da expressão material da cultura que, por desconhecimento, podem passar despercebidas no dia-a-dia. Esta iniciativa enquadra-se nos princípios definidos na Política Nacional de Arquitectura e Paisagem no que à Educação para a Arquitectura diz respeito, cujo principal objectivo é contribuir para a tomada de consciência do papel da arquitectura na construção da cidade e no modo como esta condiciona a vida dos cidadãos, tendo em vista potenciar uma maior literacia nesta área, capaz de gerar uma massa crítica que exija mais qualidade e consequentemente, promover uma maior participação nos processos de construção da cidade.

Publicação do Prémio de Nova Arquitectura Tradicional

Para a implementação em Portugal do Prémio Rafael Manzano, a Fundação Serra Henriques editou esta publicação em português, espanhol e inglês para difusão das iniciativas que se estendem ao território nacional e nos domínios da Nova Arquitectura Tradicional.

Através do protocolo celebrado em 2017 entre a Fundação Serra Henriques e o INTBAU da Fundação Príncipe de Gales, o Prémio foi implementado em Portugal e é entendido como uma oportunidade de valorização das regiões, da cultura e economia locais e um forte estímulo à promoção dos valores identitários do nosso país.Oportunamente será editado um livro sobre as propostas candidatas ao Prémio e respectivo vencedor.