O território nacional e a economia em debate - Fundação Serra Henriques

O território nacional e a economia em debate

A Câmara Municipal de Sintra e a Associação dos Urbanistas Portugueses (AUP) promovem um Seminário sobre as relações do planeamento urbanístico, e em particular dos PDM's, com a economia do território e, especificamente, com o crédito hipotecário caucionado por ativos imobiliários e que está a fragilizar o sistema financeiro.

A atualidade do tema e a dimensão deste problema convocam à participação empenhada dos Municípios, do Estado, das instituições financeiras, das empresas de construção civil ou de promoção imobiliária e dos urbanistas, na procura de soluções. Só o estudo e a reflexão interdisciplinar contribuirão para o avanço do conhecimento teórico e prático do urbanismo, indispensável para criarmos uma relação socio-territorial harmoniosa, financeiramente segura e economicamente sustentável.

Os instrumentos de planeamento e gestão do território serão cada vez mais determinantes do valor do solo, ao interferirem na configuração dos usos e utilizações dos prédios e parametrização de índices. Os planos ora restringem as possibilidades de urbanização e construção ora as potenciam, ou mesmo impõem a sua concretização. A economia do território desenvolve-se, assim, num complexo sistema de leis, diretivas e regulamentos que merecem atentas leituras e interpretações devendo prevalecer princípios de razão e de estética urbanística.

Aproveitamos o ensejo deste Seminário para apresentar e divulgar a “Carta de Sintra”, com as conclusões e apontamentos para reflexão do XVI Congresso Ibero-americano de Urbanismo que teve lugar em Sintra, entre os dias 1 e 4 de Outubro de 2014, bem como as respetivas Atas numa publicação digital com os artigos e resumos das comunicações.

Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra
15 de Abril de 2016 - 09h30