Prémio de Arquitectura Tradicional Rafael Manzano - Fundação Serra Henriques

Prémio de Arquitectura Tradicional Rafael Manzano

A Fundação Serra Henriques implementa em Portugal o Prémio de Arquitectura Tradicional Rafael Manzano sob o Alto Patrocínio do Presidente da República.

O Prémio Rafael Manzano foi criado pela Rede Internacional de Urbanismo e Arquitectura Tradicional sob a esfera de Sua Alteza Real o Príncipe de Gales e graças à generosidade do filantropo norte-americano Richard H. Driehaus que dedica especial admiração pela arquitectura ibérica.
A iniciativa foi lançada originalmente em 2012 e apenas para o território espanhol, sendo o galardão entregue anualmente por Sua Alteza Real Dona Elena de Espanha.
Com o valor monetário de 50.000 euros, este prémio pretende distinguir a obra daqueles que mais contribuem para a reabilitação de monumentos ou de conjuntos urbanos de valor histórico e artístico, com a utilização de materiais e ofícios tradicionais.
Através do protocolo celebrado em 2017 entre a Fundação Serra Henriques e a instituição britânica, o Prémio foi implementado em Portugal e é entendido como uma oportunidade de
valorização das regiões, da cultura e economia locais e um forte estímulo à promoção dos valores identitários do nosso país.
Para esta realização, a Fundação Serra Henriques mereceu o Alto P
atrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.