Prémios de Mérito - Fundação Serra Henriques

Prémios de Mérito

Prémio Arquitectura “Pancho Guedes” 2012

O Prémio de Arquitectura da FSH foi atribuído por Pancho Guedes à tese de doutoramento de Maputo Cidade Aberta - Investigações sobre uma Capital Africana de Fabio Vanin. O premiado é arquiteto e urbanista, doutorado pela Universidade de Veneza. Líder de projeto em vários planos estratégicos na Europa (Antuérpia, Gent, Gorzow, Poznan) e África (Nairobi), Vanin é hoje assistente de pesquisa na Universidade Técnica de Eindhoven e na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo.
O lançamento do livro será feito em 2013 no Núcleo de Arte, Educação e Cultura da Fundação e oferecido às bibliotecas das faculdades de Arquitetura e Urbanismo de 38 países.
Partindo do estudo das mudanças arquitectónicas visíveis na cidade de Maputo nas últimas décadas, Fabio Vanin, estudioso da realidade moçambicana, propõe uma reflexão sobre as mudanças na sociedade moderna do país nos seus vários aspectos. Prémio Pancho Guedes 2012. Edição em Português e Inglês.

Prémio Arquitectura “Pancho Guedes” 2011

O projecto "Plataforma Tejo - O Regresso ao Rio" de Pedro Ressano Garcia, foi distinguido com o Prémio de Arquitectura Pancho Guedes da Fundação Serra Henriques.

O projecto propõe uma reconfiguração sustentada do território portuário através da construção de uma passagem aérea acrescentada à cidade.

Foi feita uma primeira edição de prestígio apresentada no Palácio Galveias com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e na Ordem dos Arquitectos por ocasião da Conferência Internacional sobre as Frentes Marítimas.

A obra foi posteriormente editada em inglês e distribuída pelas bibliotecas das principais universidades europeias, onde o autor é professor ou conferencista.

Apresentação do livro, a 18 de Março de 2010, no edifício da sede nacional da Ordem dos Arquitectos.

Prémio FSH/Amnistia para os Direitos Humanos

No âmbito do protocolo institucional assinado com a Amnistia Internacional, a Fundação Serra Henriques atribui um prémio anual com o seu nome ao filme selecionado pelo Festival de Cinema Internacional (categoria Defesa dos Direitos Humanos).

Prémio Amnistia Internacional - FSH 2015

O prémio Amnistia Internacional - FSH 2015 foi para o O documentário "O medo à espreita", de Marta Pessoa, sobre o clima de intimidação e repressão no tempo do Estado Novo e esteve em exibição em vários países da Europa e dos Estados Unidos da América.
Este prémio resulta da parceria entre a Fundação Serra Henriques, a Amnistia Internacional Portugal e o Festival Internacional de Cinema Independente – IndieLisboa, tendo como objectivo distinguir filmes que contribuam para alargar a capacidade de compreensão do espectador relativamente a aspectos relacionados com a dignidade e direitos humanos.