Plataforma Educação para a Arquitectura - Fundação Serra Henriques

Plataforma Educação para a Arquitectura

A Fundação Serra Henriques dedica especial atenção à valorização do Património Cultural e ao estudo da Arquitectura Sustentável, Urbanismo e Ordenamento do Território.

Assim instituiu em Portugal o Prémio Nacional de Arquitectura, Urbanismo e Arquitectura Paisagista em parceria com a Fundação Archiprix, a Ordem dos Arquitectos, as Universidades Portuguesas, a Trienal de Arquitectura de Lisboa, a Casa da Arquitectura, o Comité Internacional Docomomo e a Associação de Urbanistas de Portugal.

É neste âmbito que a Fundação Serra Henriques promove esta acção de âmbito editorial, com a qual pretende contribuir para tornar mais próxima dos cidadãos a reflexão em torno da Arquitectura.

Esta publicação enquadra-se, oportunamente, nos princípios definidos na Política Nacional de Arquitectura e Paisagem no que à Educação para a Arquitectura diz respeito, cujo principal objectivo é contribuir para a tomada de consciência do papel da arquitectura na construção da cidade e no modo como esta condiciona a vida dos cidadãos, tendo em vista potenciar uma maior literacia nesta área, capaz de gerar uma massa crítica que exija mais qualidade e consequentemente, promover uma maior participação nos processos de construção da cidade.

Reconhecendo a importância do Movimento Moderno na história e em particular, na história da arquitectura, a Fundação Serra Henriques junta-se ao Docomomo Internacional para esta edição, focando dez edifícios, representativos do movimento moderno na arquitectura portuguesa e em Portugal, pretendendo assim fazer uma chamada de atenção para algumas referências da expressão material da cultura que, por desconhecimento, podem passar despercebidas no dia-a-dia.

Trata-se de uma edição bilíngue que pretende ter um papel na divulgação e promoção da arquitectura portuguesa, neste caso do movimento moderno, também a nível internacional.
Esta publicação pretende ser abrangente e dirigir-se a um público geral, familiarizado ou não com estas matérias e transversal na formação e idade.

Para cumprir esse objectivo, optou-se por recorrer à ilustração enquanto veículo de comunicação e forma de cativar o público. Trata-se de um livro que procura um novo modo de falar de arquitectura. Com orientação científica de Ana Tostões e ilustrações de João Fazenda, Isto é Arquitectura Moderna para todos!