Núcleo Arte Educacao Cultura - Fundação Serra Henriques

Núcleo Arte Educacao Cultura

Núcleo de Arte, Educação e Cultura

Homenagem a Pancho Guedes

A programação do Núcleo de Arte, Educação e Cultura da FSH dedica especial destaque ao trabalho de Pancho Guedes que foi administrador da Fundação desde a sua génese e responsável pelo Prémio de Arquitetura com o seu nome.
Este programa acontece na sequência do Prémio Pancho Guedes que, em 2010, distinguiu a obra do arquiteto Pedro Ressano Garcia “Plataforma Tejo- o regresso ao rio” e, em 2012, “Maputo cidade aberta” do arquiteto Fabio Vanin - objeto da conferência Mudanças na paisagem urbana e social de Maputo a realizar neste Núcleo em 2013.
Esta iniciativa contará com o contributo de experiências, textos e imagens de todos os que, espalhados pelo mundo, trabalharam com Pancho Guedes e, espontaneamente, querem dignificar esta homenagem através da organização de registos dispersos, colóquios e outras iniciativas académicas sempre norteadas pelo pensamento de liberdade criativa que é, há várias décadas, uma enorme inspiração para estudantes e professores de arquitetura.

Archiprix Portugal

O Prémio Archiprix Portugal foi instituído pela Fundação Serra Henriques (Lisboa) e pela Fundação Archiprix (Roterdão) envolvendo de forma plural e independente a Ordem dos Arquitetos e o corpo docente das Faculdades de Arquitetura portuguesas.
O Prémio Archiprix Portugal distingue as melhores teses de mestrado que, em cada ano letivo, apresentem o trabalho final de projecto para obtenção do grau de mestrado (excluem-se as dissertações teóricas). Neste domínio, o Archiprix estabelece acordos com entidades relevantes na divulgação dos novos talentos da arquitetura portuguesa conferindo-lhes visibilidade internacional e exposição pública privilegiada.

Archiprix Portugal enquadra-se na Rede Internacional Archiprix, constituída pelas iniciativas congéneres Archiprix Holanda, Archiprix Chile, Europa Central (Bósnia Herzegovina, Austria, Hungria, Croácia), Turquia, Itália, Russia e Singapura. Faz também parte da rede Archiprix o prémio de abrangência global - Archiprix Internacional www.archiprix.org.