Desporto Integração - Fundação Serra Henriques

Desporto Integração

Programa Desporto para a Integração

O Programa Desporto para a Integração da Fundação Serra Henriques teve início em 2005 com iniciativas que visam essencialmente a inclusão social e o combate ao abandono escolar.
Os destinatários desta intervenção foram sempre jovens oriundos de famílias com manifestas carências económicas ou de instituições de apoio social e praticam desporto federado.
A ocupação de grande parte da semana em actividades desportivas e a integração dos jovens em grupos disciplinados é o objetivo essencial deste programa.
No âmbito do Programa Desporto para a Integração e no domínio do protocolo de colaboração com a Junta de Freguesia dos Olivais, o Sport Lisboa e Olivais e a Escola dos Mestres, foram prestados apoios ao nível do vestuário desportivo e outros equipamentos fundamentais ao centro de ocupação juvenil do clube.
Para além do importante fomento do desporto, é de realçar a importante contribuição para a ocupação dos tempos livres dos jovens, nomeadamente das camadas sociais mais vulneráveis.
Paralelamente foram realizadas seis iniciativas no âmbito das "Jornadas de Orientação Vocacional" com a colaboração do Instituto do Desporto de Portugal que ajudam os jovens a elaborarem os seus projetos de vida construindo um autoconhecimento de aptidões, valores, motivações, expectativas e interesses, abordando temas ligados ao ensino, opções escolares e carreiras profissionais.